quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Educação Popular através da Agenda 21

Educação Popular através da AGENDA 21

Texto Bióloga, Supervisora- Referência da Educação Ambiental da SMED, Interlocutora do Consórcio da Bacia Hidrográfica dos Sinos-Prósinos São Leopoldo : Débora Cristina Schilling Machry


Para pensar e agir coletivamente são necessárias diferentes maneiras de encontrar respostas para os desafios diários.  A agenda 21, é uma ferramenta que concebe o currículo formal e não-formal como um conjunto planejado e programado de práticas socioambientais, culturais, econômicas, éticas, étnicas, e etc .
 No nosso dia-a-dia, quando agendamos nossas tarefas queremos com isto nos organizar. Planejando, destinando horários, podemos cuidar de nossa alimentação, estudos, compromissos de trabalho assim por diante. Desta maneira conseguimos nos emancipar, temos controle sobre nossas responsabilidades e até podemos monitorar, avaliar e crescer em nossas conquistas e avanços.
Na Rio 92, 179 países assinaram uma agenda 21 para garantir através de suas responsabilidades socioambientais sustentáveis um modelo de desenvolvimento que deveria resultar na melhoria de qualidade de vida no e do planeta. Essa agenda é chamada 21 por que vivemos neste século. Na Rio+20, o documento em questão, foi avaliado e infelizmente pouco foi feito para preservação e sustentabilidade de nossas ações e produtos.
Jovens, crianças, adultos e idosos estão preocupados com a situação atual da natureza e entendem que devem agir para diminuir nossos impactos ambientais. Para atuar de forma significativa  é necessário diálogo, estudo, interdisciplinariedade, contextualização das diferentes realidades (local, regional, e planetária). Também para elaborar um plano de sistematização crítico e investigativo, como é o caso da agenda 21 é necessária uma proposta que explicite contradições, respeite diferentes visões e percepções. É crucial trabalhar em rede. “Mas não dá para atirar para tudo quanto é lado”, é fundamental focar em ações mais emergentes. 
O principal objetivo da agenda 21 é estabelecer diálogo entre os cidadãos que possuem diferentes saberes e fundamentalmente seu plano de ação é baseado nos sonhos que todos temos para um mundo mais humano, crítico, com controle social consciente, eficiente e responsável dos seus direitos e deveres.
Mas para cada sonho existe uma pedra no caminho. Para cada realidade é necessário um plano de ação, onde deverá haver a aplicação dos conhecimentos formais e não-formais aprendidos durante a vida com nossa família, amigos, professores e vizinhos.
Na escola, o currículo deve ser construído com a compreensão de que os educadores possuem para cada situação diferentes relações, que se estabelecem com os diferentes problemas na comunidade, na escola, na sala de aula, com seus colegas, equipe diretiva, família e alunos...enfim com o meio ambiente.
Encontradas soluções, chega a hora de aplicar o conhecimento adquirido. No currículo dinâmico da nossa vida as aprendizagens são sucessivas, muitas vezes repetitivas e até retrógradas.
Mas se o planejamento for flexível, compreensivo para com as limitações humanas o sucesso é garantido.  Bons agendamentos de sucessos para você!   

           

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