O que é ser professor ?
Texto :Bióloga, Supervisora Referência da Educação Ambiental da SMED SL e Professora de Ciências nas EMEFs Barão do Rio Branco e Dr. Jorge Germano Sperb Débora Cristina Schilling Machry
Ser professor é, em primeiro lugar, aceitar-se e ser aceito como um indivíduo humano sujeito a erros e acertos como qualquer pessoa.
Ser professor é ter fé num futuro melhor através da educação formal e não-formal, é estudar diariamente para solucionar os desafios na escola e na vida. É planejar, programar, organizar atividades para que a convivência escolar seja prazerosa, provocante, curiosa e às vezes até enfadonha, repetitiva mas necessária.
Ser professor é ter orgulho da missão de educar, de aprender, de estimular cotidianamente os educandos. É ser exemplo e inspiração para novas realidades mesmo que estas pareçam complicadas no dia-a-dia. O termômetro para sabermos se a pequena semente frutificará no universo da educação se dá através da evolução dos alunos nas suas profissões, nas suas carreiras, nas suas vivências com a família, vizinhos, comunidade, cidade, ...planeta. Ninguém pode esquecer de um professor quando falamos na organização da sociedade mundial.
Ghandi, Érico Veríssimo, Einstein , Madre Tereza e outros ícones mundiais tiveram seus mestres que ficaram em suas mentes, por que lhes tocaram o coração.
É deste professor que se trata este artigo. Professor batalhador, que na literatura, na ciência, na história, na arte e assim por diante consegue juntamente com seus educandos, familiares e comunidade deixar uma marca de amizade, convivência, solidariedade, afeto, e até mesmo saudade de amores que ficaram nas suas relações com e para educação.
Hoje, como professora, me sinto realizada, pois encontro meus alunos: uns trabalham comigo pois são como eu professores, outros rezam comigo em minha casa, outros são psiquiatras, dentistas, donas de casa, músicos, repórteres, geriatras, nutricionistas... E o que me deixa mais feliz é que quando os vejo, depois de tantos anos ainda me reconhecem, vêm em minha direção e me abraçam e beijam.
Sou uma professora realizada, mas que entende que precisa muito ainda aprender, explicar, divulgar, estudar, criticar... pois novas gerações estão chegando e num novo tempo.
O “novo” sempre é instigante, curioso, precisa cautela e algumas vezes um salto sem pára-quedas. Por isso que a educação é tão estimulante, há respostas certas e outras discutíveis pois o conhecimento é vivo, pulsa nas “cabeças” criativas e críticas.
Ser professor é vibrar com a profissão que muitas vezes não é reconhecida pelos governos. Mas não podemos parar, pois quem é verdadeiramente professor sabe que nosso sonho vai além da sala de aula.
Pedras no caminho, sempre existirão, como em cada profissão, mas perder o foco jamais: garantir a aprendizagem aplicada ao controle social consciente dos direitos e deveres de cada cidadão, respeitando, reciclando, reduzindo, reaproveitando e repensando novas estratégias, hipóteses, teorias pois esta é a base da ciência da nossa formação. Feliz dia dos Professores!
Semente de Alamanda: Dentro de cada um tem muitos talentos. |
Professor também descobre talentos! |
Faça sua parte, por menor que esta "parte" possa parecer é melhor agir do que não fazer nada! "Débora Machry
Nenhum comentário:
Postar um comentário